XII SEMANA GASTRONÓMICA DO CAPÃO À FREAMUNDE

0 219
 A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde vai decorrer de 1 a 13 de dezembro na cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. Esta iniciativa, que visa a promoção do capão, continua a surpreender pelo número de restaurantes aderentes: este ano são 14 que participam no concurso gastronómico que confere ao restaurante vencedor o prémio de melhor Capão.
Por regra, a ave é servida à unidade, mediante encomenda prévia, mas este ano os restaurantes vão servir também capão à dose (durante a semana gastronómica, cada restaurante tem um dia marcado em que serve capão em dose, seja ao almoço seja ao jantar). O objetivo desta iniciativa é proporcionar a mais pessoas degustar Capão à Freamunde!
O prémio será entregue no dia 12, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o jantar de Gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Neste evento, reúnem-se à mesma mesa vários apreciadores deste prato, convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, jornalistas e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para saborearem um “manjar dos deuses”.
No dia 13 de Dezembro, realiza-se a tradicional “Feiras dos Capões”, onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo. Esta é uma ocasião única para serem apreciados diversos exemplares de rara beleza, alguns exibindo um soberbo porte físico. O concurso visa, fundamentalmente, incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde.
A certificação do Capão à Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia, tem levado a Câmara de Paços de Ferreira a apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo a que o capão à Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial.
No nosso país, durante a noite de consoada, o capão à moda de Freamunde, assado no forno, acompanhado com batatas assadas e grelos, já substitui, desde há vários anos, o peru, outra ave muito apreciada durante as festas natalícias dos portugueses.
pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights