A importância da Psicologia do Desporto

0 121

A Psicologia do Desporto é uma das áreas da Psicologia que permite estudar todos os processos psicológicos, emocionais e comportamentais (pensamentos, emoções e comportamentos) inerentes a um atleta, quer ainda em fase de desenvolvimento e formação quer em fase de alto rendimento. Atua no contexto onde se encontra o atleta sempre em articulação com todos os agentes envolvidos, quer com o atleta de forma individualizada, quer com a equipa, quer com o Treinador ou outros agentes desportivos. Com o apoio da Psicologia do Desporto é possível otimizar o potencial do atleta, quer ao nível físico, técnico, tático e psicológico, conseguindo assim facilitar o alcance dos seus resultados desportivos, daí a importância desta área estar incluída em qualquer que seja o projeto desportivo.

Qual o papel do/a Psicólogo/a do Desporto?

O/A Psicólogo/a do Desporto tem como principal missão ajudar o atleta a ultrapassar qualquer que seja o seu obstáculo e a conseguir controlar e regular o seu stress, uma vez que este é um poderoso fenómeno que influencia o rendimento do próprio atleta; por outro lado, permite também trabalhar com o atleta a gestão das suas expectativas, tornando-as mais realistas, de forma a diminuir os seus momentos de maior frustração.

Além disso, o/a Psicólogo/a do Desporto atua também ao nível do autoconhecimento permitindo conhecer as suas potencialidades e fragilidades, ao nível da motivação do atleta ou da equipa, ao nível das competências mais cognitivas (memória, foco, atenção, tomada de decisão, resolução de problemas), ajuda a melhorar a sua autoconfiança de forma a facilitar o alcance dos objetivos desportivos, ajuda a reduzir a tensão, stress e ansiedade capacitando o atleta de estratégias de auto-regulação, entre muitas outras valências de atuação.

O/A atleta é também um ser humano único e a Psicologia do Desporto assenta em duas vertentes essenciais, quer na terapêutica quer na do desenvolvimento do atleta, focando todo o seu trabalho na promoção do bem-estar do atleta para promover melhor qualidade de vida e para a otimização do seu rendimento desportivo.

Se és atleta ou praticas desporto e sentes que precisas e não estás a conseguir alcançar os teus objetivos desportivos e o teu rendimento desportivo, na Clinsense encontras profissionais especializados em Psicologia do Desporto que te podem ajudar!

Artigo de Opinião: Marina Santos Psicologia do Desporto do Sport Clube de Portugal

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights