O crescimento do desporto informal
Opinião:
O crescimento do desporto informal
Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento exponencial no número de praticantes do desporto informal associado a modalidade do atletismo, especialmente na corrida de estrada e no Trail. Para acompanhar este crescimento no número de praticantes é necessário criar infraestruturas adequadas à sua prática nomeadamente: pistas de atletismo, ciclovias e espaços compartilhados, sendo o ideal a utilização do aproveitamento dos espaços verdes, trilhos naturais e a integração da natureza com a zona urbana.
É ao poder autárquico que cabe a responsabilidade da manutenção regular dos espaços existentes e a criação de novas infraestruturas. No entanto, tem-se revelado um desleixo por parte do município de Paços de Ferreira na manutenção dos espaços já existentes e a incapacidade para o planeamento e criação de novas infraestruturas adequadas à prática da modalidade. A construção de uma pista de atletismo, a criação percursos pedestres e de uma ciclovia na via do poder local, são exemplos de infraestruturas sugeridos pelo PSD que podem melhorar significativamente a qualidade de vida da população e fomentar prática desportiva de forma segura. Essas infraestruturas são investimentos que refletem da parte do município um compromisso com o desporto, na saúde, na segurança e no desenvolvimento do concelho.
A construção de uma pista de atletismo é crucial para a prática segura e adequada para o atletismo. Além de beneficiar atletas e clubes desportivos, pode também ser usada por escolas e a comunidade em geral. Uma rede de ciclovias bem planeada traria benefícios não só para os praticantes, mas também para o ambiente e desenvolvimento urbano de Paços de Ferreira. Estas infraestruturas devem ser inclusivas, garantindo que crianças, jovens, idosos e pessoas com mobilidade reduzida possam utilizá-las. A construção de instalações adaptadas é um passo importante para incentivar a prática desportiva por toda a população. A ciclovia já existente em Paços de Ferreira, não está a satisfazer os interesses dos praticantes, revela-se inadequada em termos de extensão e segurança.
A quase inexistência de percursos pedestres em Paços de Ferreira é um desafio que limita significativamente o potencial do desporto ao ar livre, pois revelam-se ser uma ferramenta importante de valorização do património natural e cultural do concelho. O PSD já apresentou proposta para criação de percursos pedestres, mas o executivo socialista não a soube aproveitar.
O deputado do PSD
Abílio Fernandes
Os artigos são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.