Freamunde prepara edição especial do Capão: Tradição, união e embaixadores de luxo

A magia do Capão está de volta: Freamunde arranca oficialmente para a Semana Gastronómica 2025

A XX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde foi apresentada esta terça-feira, 26 de novembro, na Glicínia Wedding House. A edição de 2025 decorrerá de 1 a 13 de dezembro. A sessão começou com Fernando Gil Melo, gastrónomo e embaixador honorário, que destacou a relevância histórica e cultural do capão.

Na apresentação intervieram também Júlio Morais, vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Arménio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Ricardo Graça, presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, e Bruno Silva, representante da Associação de Jovens ao Futuro. Todos referiram os desafios significativos deste ano, desde o furto dos capões até à cerca sanitária imposta pela gripe aviária, que impede a realização da feira e do concurso de capões vivos. Ainda assim, reforçaram que a união das entidades envolvidas permite manter viva a Semana Gastronómica, projetando o capão para o país e para a Europa.

(Video da apresentação da XX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde 2025)

Entre os embaixadores do Capão 2025 está o chef Sandro Meireles, natural de Paços de Ferreira, que revelou a abertura do seu restaurante na cidade no próximo ano. Foram ainda nomeados Helena Carvalho (Casa Ventura), Marlene Vieira (1 estrela Michelin), João Sá (1 estrela Michelin), António Luís e Cláudio Couceiro Cipriano.

Os restaurantes aderentes ao evento são: Aidé, A Presa, A.Rei.A, Taberna Monte do Campelo, O Tarasco, São Domingos, Parrilhada e Os Primos.

pode gostar também

Comentários estão fechados.