ÚLTIMA FASE DA NOVA ETAR DE ARREIGADA JÁ ENTROU EM FUNCIONAMENTO

0 72

A última fase da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Arreigada entrou, esta segunda feira, dia 31 Setembro em funcionamento, com o arranque do tanque de tratamento biológico.

Este moderno e inovador sistema de ultrafiltração trabalhará de forma progressiva, com acréscimos diários de quantidades de afluente, até se atingirem os caudais de projeto, situação que ocorrerá, entre 4 a 6 semanas, findas as quais o sistema ficará a funcionar em pleno, com a entrega de todo o efluente devidamente tratado.

Este momento foi assinalado com uma visita ao local, realizada esta tarde, e em que estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, Secretário da Junta de Freguesia de Frazão/Arreigada, José Teixeira, e o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira.

Após o início de funcionamento dos novos tanques de arejamento, que ocorreu no final do passado mês de junho, seguiram-se um conjunto de trabalhos, designadamente, os ensaios de integridade dos módulos de membranas e a respetiva montagem no tanque de tratamento biológico, que entrou esta segunda-feira em funcionamento. Estes trabalhos estão, assim, concluídos.

Este é o maior investimento de sempre realizado pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e vem colocar um ponto final em mais de 25 anos de sucessivos e graves problemas ambientais.

A ampliação e reabilitação da ETAR de Arreigada, agora concluída, é uma obra orçada em 5,1 milhões de euros e vem dar resposta aos constrangimentos do anterior equipamento, nomeadamente, à incapacidade para comportar hidraulicamente o afluxo de águas residuais registado.

Com a entrada em funcionamento pleno, prevista para as próximas semanas, esta nova ETAR assegurará a ampliação das linhas de pré-tratamento e de tratamento biológico, bem como da linha de lamas, garantindo o aumento da capacidade da ETAR para um volume médio de 10.000 m3/dia e um volume de ponta horária de 1.000 m3/dia.

Fonte : Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal Paços de Ferreira

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights