Desporto Adaptado: Alunos da Escola de Frazão recebem atletas do FC Porto!

145

A escola Básica de Frazão, vai receber, amanha, sexta-feira, 6 de maio, a visita de atletas de desporto adaptado do Futebol Clube do Porto. Os alunos vão poder experimentar as modalidades desde do: “Boccia (desporto de bola de precisão semelhante à Petanca) ao Polybat (Ténis de Mesa Lateral), passando pelo Goalball (um “mix” de Andebol e Futebol para atletas com deficiência visual), Voleibol Sentado, Atletismo adaptado a deficiência visual e modalidades em cadeira de rodas (Basquetebol e Slalom)”.

Esta atividade foi desenvolvida pela Equipa Educativa do 8º ano da Escola Básica de Frazão, no projeto interdisciplinar “Desporto sem limites”. A Atividade tem como objetivo “sensibilizar a comunidade educativa para a temática da inclusão e do desporto para pessoas com deficiência e proporcionar aos alunos uma nova e enriquecedora experiência desportiva nesta área.”

Além dos atletas do FC Porto, está prevista a presença da Coordenadora da Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto, Joana Teixeira, da Professora Ana Sousa, da FADEUP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), e de Agostinho Silva, atleta de Goalball da ACAPO de Paços de Ferreira.

Objetivos do Projeto:

  • Compreender como a prática de atividade física favorece a saúde e bem-estar, assinalando a relação específica entre as atividades físicas adaptadas e a readaptação das pessoas com deficiência, na medida em que a sua saúde física e mental está em jogo;
  • Compreender e analisar os fatores intervenientes de pessoas com deficiência, na prática desportiva.
  • Dar a conhecer as diversas modalidades de desporto, destacando o facto de o «desporto para pessoas com deficiência» abranger um leque diversificado de atividades.
  • Assinalar que os intervenientes no setor do desporto para pessoas com deficiência têm um papel específico a desempenhar na exploração do potencial do desporto para promover a inclusão social, a integração e a igualdade de oportunidades;
  • Sensibilizar a comunidade educativa para a temática da inclusão e do desporto para pessoas com deficiência.

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights