Divisão de Honra da A.F. Porto tem novo formato competitivo!

0 2.086

A Assembleia Geral da Associação de Futebol do Porto aprovou esta quarta-feira que a Divisão de Honra vai ter para a próxima temporada de 2022/2023 um novo formato competitivo.

A competição tinha um plano provisório e era disputada em duas series de vinte equipas onde os 2 melhores classificados de cada serie tinham o “play-off de apuramento de campeão”, onde o vencedor subia à Divisão de Elite.

Com a Assembleia Geral toda reunida e com uma decisão aprovada pela maioria, a Divisão de Honra, terá um modelo idêntico ao da Divisão de Elite. Assim sendo, a Divisão de Honra, passará a ser jogado em duas fases, na qual, a primeira fase existirá quatro series de dez equipas, onde se apuram os dois primeiros classificados de cada serie para o “play-off de promoção”. Na segunda fase, as oito melhores equipas começarão com zero pontos, onde disputarão assim o acesso à Divisão de Elite.

Já a descida de divisão será através da distribuição das equipas posicionadas entre o 3º e 10º lugar em quatro grupos de oito equipas, onde disputarão a permanência na Divisão de Honra, com as equipas a iniciar essa disputa com metade dos pontos arrecadados durante a fase regular, dando assim mais oportunidade às equipas de poderem se manter na Divisão de Honra.

A A.F. Porto esclareceu que este formato idêntico ao da Divisão de Elite permite uma “melhor regulação e organização da competição”. A Associação de Futebol do Porto falou ainda que “se não houver nenhuma alteração regulamentar, o Campeonato Distrital da Divisão de Honra voltará a ter 32 clubes”.

As equipas Pacenses, Citânia de Sanfins FC,  ADC Penamaior, Águias de Eiriz e AJM Lamoso jogarão assim num novo modelo de competição já nesta nova temporada.

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights