Desporto Escolar- Demonstração/formação da modalidade de Goalball

0 289

O Município de Paços de Ferreira realizou, na passada semana , uma demonstração/formação da modalidade de Goalball na Escola Básica e Secundária de 2/3 de Eiriz.
Esta atividade foi dinamizada em parceria com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal com Delegação na cidade do Porto (ACAPO).
Participaram nesta demonstração as turmas do 5ºE e do 5ºC. A atividade foi realizada no âmbito da implementação do Plano Municipal Para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND)

O que è a Modalidade de Goalball?

O Goalball é um jogo coletivo com bola, praticado por atletas com deficiência visual. Foi introduzido em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindl, num esforço para facilitar a reabilitação de soldados que, em combate na Segunda Guerra Mundial, tinham perdido a visão. O jogo foi apresentado ao mundo em 1976 nas Olimpíadas de Toronto, no Canadá, passando desde então, a pertencer aos Jogos Paralímpicos. Paralelamente acontece o Campeonato Mundial, organizado pela IBSA (International Blind Sport Association), tendo o primeiro acontecido na Áustria, em 1978. Desde os primeiros tempos, a popularidade do Goalball tem aumentado grandiosamente, na medida em que agora é jogado em mais de 100 países a nível mundial. Na base das suas regras e procedimentos está o recurso a dois sentidos essenciais: audição e tato.

O Goalball é jogado por duas equipas de três elementos cada, e tem como objetivo marcar mais golos do que o adversário. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior.

A equipa, no Desporto Escolar deve ser constituída prioritariamente por alunos cegos ou com baixa visão, mas o jogo pode ser jogado por qualquer aluno desde que tenha os olhos vendados. Contrariamente ao sistema federado, o jogo tem a duração total de 21 minutos (três partes de 7 minutos cada). É disputado num campo com dimensões iguais às de um campo de voleibol (18 metros de comprimento por 9 metros de largura), marcado por linhas tácteis e visuais, onde cada uma das balizas tem, precisamente, os 9 metros da largura do terreno de jogo. O campo é constituído por três grandes áreas: duas áreas de equipa e uma área neutra. Foi em 1992 disputaram-se as primeiras partidas da modalidade, dirigidas ao público escolar.

Fonte: Desporto Escolar

Goalball – Regulamento 22-23 – Regras Nacionais

Paços a Cantar 2023 Inscreve-te já na tua Freguesia!.

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights